Single post

Artigo sobre crise na segurança é lançando em coletânea sobre segurança humana

Durante o “III Diálogo Institucional sobre Segurança Humana” foi lançada a coletânea de artigos “Diálogos Públicos sobre Segurança Humana” com um artigo de minha autoria: “Segurança Pública: Crise Sem Solução?”. O evento, promovido pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) por meio do Instituto de Educação e Pesquisa (IEP/MPRJ), aconteceu no dia 27 de junho e teve como principal tema a “Segurança pública no contexto da segurança humana”.

O artigo trata sobre o modelo de persecução criminal brasileiro, mostrando a omissão na estratégia de prevenção, passando pelo gargalo da investigação e a excessiva burocracia e suas limitações. Ele também debate sobre o processo penal e a execução penal, além das reformas necessárias institucionais que regulam o funcionamento da Segurança Pública no Brasil. O texto também propõe reflexões sobre a necessidade de indicadores e da ampliação de sistemas de controle e auditagem.

A coletânea de artigos é fruto de parceria entre o IEP/MPRJ, por meio do projeto ‘’Morte Zero”, com o Instituto Latino-Americano de Educação para a Segurança (ILAES). O projeto tem apoio do Sindicato dos Policiais Federais do Distrito Federal (SINDIPOL/DF), com a participação de autores e coautores.

 

Leia o artigo na íntegra.

 

Baixe o e-book “Diálogos Públicos sobre Segurança Humana” gratuitamente.